Mestres 2018 – Marcia Baraldi

Quilter profissional, especializada na área através de cursos nacionais e internacionais com os maiores quilters do mundo. Premiada em Concursos nacionais desde 2010 e em Concursos nos Estados Unidos em 2013, 2014 e 2015. Professora de Quilting em cursos e workshops em todo Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, México e EUA. Criadora da primeira luva de Quilting no Brasil e de diversos produtos facilitadores para o quilting livre em Máquina Doméstica, além do projeto pioneiro de Pé de Quilting para uso com Réguas® e Réguas para Quilting®. Autora dos únicos Livros Brasileiros da área: Quilting Livre: desvendando Segredos, sucesso de vendas e editado e traduzido em  espanhol com lançamento no México e Quilting Livre com o uso de Réguas, sucesso de vendas e editado e traduzido em Inglês com lançamento nos EUA.

Continue Reading

Mestres 2018 – Rute Sato

Rute Sato sempre gostou de rabiscar, desenhar, pintar e construir coisas. Se formou em desenho industrial e fui morar no Japão onde conheceu a arte do patchwork. Ficou fascinada com a possibilidade de se expressar através da costura de tecidos, desenhos, formas, cores e sensações. 

De volta ao Brasil, passou um período produzindo peças utilitárias para expor em feiras de artesanato e a participar de exposições com trabalhos artísticos. Começou a frequentar festivais para fazer cursos.

Com o passar do tempo acabou abandonando as feiras e se dedicando cada vez mais a  ministrar aulas e a dividir o seu conhecimento.

Hoje trabalha em seu ateliê em São Paulo, divide seu tempo entre a agenda de aulas, pesquisa de novas técnicas e projetos e a produção de trabalhos artísticos que participarão de mostras e exposições mundo a fora.

Rute é uma artista de grande sensibilidade e uma mestra com muito conhecimento, fazer um curso com ela é uma oportunidade para evoluir na arte do patchwork.

Continue Reading

Mestres 2018 – Sandra Petersen Callegari

Sandra participa do Festival de Quilt e Patchwork em Gramado desde a sua 1ª Edição. É uma amiga e parceira sempre presente e disposta a contribuir com o evento e com as pessoas que encontra por aqui. 

Professora renomada, formadora de quilteiras há 22 anos, ministra cursos em festivais no Brasil e Uruguai. É uma artista talentosa, já expôs seus trabalhos em diversos festivais do Brasil e também participou de mostras no Uruguai, Argentina, México e Reino Unido.

É juiza credenciada da ABPQ (Associação Brasileira de Patchwork e Quilt) desde 2008 pelo curso ministrado por Bárbara Broshous.

Atualmente reside em Novo Hamburgo onde mantém o seu atelier e ministra cursos e oficinas mantendo viva a arte do quilt e do patchwork.

Não perca a oportunidade de aprender com essa grande mestre!

Continue Reading

Mestres 2018 – Carmen Netto

Carmen Netto é uma precursora do Quilt e do Patchwork no Brasil. Fundou em 1998, com José Mauro Netto, o Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork (que hoje é internacional e está na 21ª edição). 

Estudou arquitetura, trabalhou com ilustrações, e viu seus papéis irem para o ar quando se deparou com o uso do tecido para realizar seus desenhos.

De lá para cá, tudo é têxtil …

Carmem explorou técnicas e materiais, criou a Fio de Linha, um ateliê onde produz e comercializa suas criações. Viajou por diversos países pesquisando, aprendendo e ensinando arte têxtil. Fez cursos com os mais renomados professores do Brasil, se tornou juíza credenciada pela ABPQ (Associação Brasileira de Patchwork e Quilt), da qual também é sócia fundadora. Expôs seus trabalhos e ministrou aulas em diversos eventos no Brasil, Chile, México e Argentina.

Carmen Netto é a anfitriã do Festival em Gramado, querida, acolhedora e sempre sorridente, recebe a todos como quem recebe a família em casa. Fazer um curso com ela é garantia de horas de aprendizado e alegria.

Continue Reading

Mestres 2018 – Maria Lúcia Ázara de Andrade

Nascida em Petrópolis-RJ, desde menina foi incentivada por sua avó materna, que era exímia bordadeira à máquina, e por sua mãe que sempre gostou de trabalhos manuais, colecionava pequenos pedaços de tecidos para confecção das roupas de suas bonecas e colchas de fuxico.

Estudou desenho e pintura e se formou em Design Têxtil pelo SENAI CETIQ. Desenvolve padrões para o patchwork e participa, desde 2001, como professora nos festivais de Teresópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado dando aulas de tingimento de tecidos e de técnicas de quilt e patchwork. 

Em 2004 participa pela primeira vez de um Concurso Nacional no VII Festival de Quilt e Patchwork em Gramado e ganha o 3º lugar com “Niterói – Água Escondida”. Desde então tem recebido prêmios no Brasil e nos Estados Unidos com suas paisagens têxteis.

Trabalha há 15 anos na prestação de serviços de quilting à máquina (Gammill) e muitas das peças que quiltou foram premiadas em diversos festivais como “melhor quilting à máquina profissional”.

Segundo Mª Lúcia “o patchwork deve ser despertado no aluno como sendo além da arte de unir retalhos, a arte de fazer amigos com criatividade para resultar em trabalhos harmoniosos e eternos.”

Não perca a oportunidade de aprender com esta grande mestre!

Continue Reading

Mestres 2018 – Deolinda Moraes

Deolinda é uma mestre muito querida aqui em Gramado. Sua alegria e vivacidade é sempre muito bem vinda desde 2006 quando participou pela primeira vez do evento. 

Começou na arte têxtil em 1994, em Niteroi/RJ, foi para Brasília onde manteve por 10 anos o ateliê QuiltPatk. Andou por todo o Brasil ministrando cursos e workshops. Participou de diversas mostras e já teve trabalhos selecionados em Festivais do Estados Unidos.

Hoje mora em São Paulo onde cria sua arte e ministra seus cursos. Não perca a oportunidade de aprender com ela!

 

Em Maio divulgaremos a grade de cursos e oficinas. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber tudo que estamos preparando para o evento deste ano.

Continue Reading

Mestres 2018 – Siv Anneli Göransson

Siv é sem dúvida uma mulher extraordinária. Impossível descrever aqui o seu longo currículo de cursos (como aluna e como professora), assim como também é impossível listar todos as exposições que participou e as premiações que recebeu ao logo de sua intensa e produtiva carreira. Uma artista têxtil de grande talento, com uma produção criativa e diferenciada.

Sueca de nascimento, Siv é uma cidadã do mundo. Estudou artes na Suécia, na Finlândia, na Dinamarca, no Chile e no Uruguai. Foi no Uruguai que se estabeleceu para desenvolver sua produção artística e se firmar como artista e mestre de arte têxtil.

Não perca a oportunidade de aprender com essa grande mestre!
 

Continue Reading

Mestres 2018 – Lúcia Souza

Lúcia Souza é formada em Tecnologia da Informação mas foi na arte têxtil que encontrou a sua verdadeira vocação. Suas peças são delicadas e cheias de personalidade. Desde 1995 desenvolve trabalhos totalmente confeccionados à mão.

Participou de diversos cursos com as professoras precursoras da arte do quilt e patchwork no Brasil e também teve a oportunidade de estudar nos Estados Unidos. Visitou shows de Quilts em Hoston-TX e e Paducah-KY onde teve quilts selecionados. Em 2017 teve um trabalho premiado com o Best Wall Hand Workmanship Award, quilt que também foi selecionado para o calendário de parede da AQS no ano de 2018. Em 2015 e 2017 visitou também o Festival Internacional de Quilt de Tokio onde o trabalho feito à mão tem tradição e força. Em 2017 visitou o Festival Carrèfour du Patchwork na França. Desde 2007 participa do Concurso Intenacional de Quilt e Patchwork em Gramado onde obteve várias premiações.

Para nós, é uma grande alegria receber essa artista talentosa e premiadíssima como Mestre 2018 do nosso querido Festival. Temos certeza que será uma grande oportunidade fazer uma aula presencial com ela para aprender os segredos da técnica dos seus lindos trabalhos. 

Em Maio divulgaremos a grade de cursos e oficinas. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber tudo que estamos preparando para o evento deste ano.

Continue Reading

Mestres 2018 – Fábia Diniz

Fábia Diniz é mineira de Itajubá. Dentista de formação, descobriu a sua vocação para a arte têxtil há mais de 20 anos quando ganhou a sua primeira máquina de costura. Curiosa e auto didata começou juntando retalhos e experimentando técnicas. Foi aluna, empresária, professora até conseguir se dedicar plenamente a arte do Quilting.

Em 2014 enviou seu primeiro quilting para o Festival de Gramado e foi premiada com o primeiro lugar na categoria Painel Inovativo. De lá para cá tem estado presente nos quiltins de alguns trabalhos premiados.

Em 2017 resolveu fazer um novo trabalho autoral e o inscreveu no Festival de Houston pois estava com a viagem programada para conhecer essa que é a maior feira do setor no mundo. Foi premiada com o primeiro lugar na categoria quilting à máquina. 

Toda essa trajetória confirmou a sua vocação para a arte têxtil, Fábia continua fazendo trabalhos incríveis e participando de diversas mostras, inclusive no exterior. Se dedica profissionalmente ao quilting e ministra cursos e workshops pelos ateliês do Brasil.

Fábia Diniz é Mestre 2018 aqui em Gramado. Não perca a oportunidade de aprender com ela!

Em Maio divulgaremos a grade de cursos e oficinas. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber tudo que estamos preparando para o evento deste ano.

Continue Reading

Mestres 2018 – Doris Sueli Teixeira

Doris é uma parceira antiga e muito querida do nosso Festival.  Já ministrou diversos cursos ao longo desses 21 anos do evento e, talvez por isso, por ser tão conhecida e reconhecida as suas oficinas e cursos são sempre os primeiros a esgotar. 

Com muita criatividade trabalha com têxteis (bordado, patchwork, estamparia, tingimento e batik) desde 1970, expondo e vendendo os seus trabalhos em várias feiras do Brasil e da América Latina. Atua como professora em vários estados do Brasil. Premiada várias vezes nos festivais de Gramado e de Niterói e terceiro lugar na categoria Innovative Appliqué Small no Festival Internacional de Houston (EUA), em 2005. É membro da ABPQ (Associação Brasileira de Patchwork e Quilt) e da IQA (International Quilt Association). Todo seu trabalho retrata sua busca pela liberdade de expressão. Tem um estilo próprio que encanta pela cores, formas e volumes.

Quem ainda não fez um curso presencial com a Doris realmente não sabe o que está perdendo…

Em Maio divulgaremos a grade de cursos e oficinas. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber tudo que estamos preparando para o evento deste ano.

 

Continue Reading