Mestres 2018 – Maria Lúcia Ázara de Andrade

Nascida em Petrópolis-RJ, desde menina foi incentivada por sua avó materna, que era exímia bordadeira à máquina, e por sua mãe que sempre gostou de trabalhos manuais, colecionava pequenos pedaços de tecidos para confecção das roupas de suas bonecas e colchas de fuxico.

Estudou desenho e pintura e se formou em Design Têxtil pelo SENAI CETIQ. Desenvolve padrões para o patchwork e participa, desde 2001, como professora nos festivais de Teresópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado dando aulas de tingimento de tecidos e de técnicas de quilt e patchwork. 

Em 2004 participa pela primeira vez de um Concurso Nacional no VII Festival de Quilt e Patchwork em Gramado e ganha o 3º lugar com “Niterói – Água Escondida”. Desde então tem recebido prêmios no Brasil e nos Estados Unidos com suas paisagens têxteis.

Trabalha há 15 anos na prestação de serviços de quilting à máquina (Gammill) e muitas das peças que quiltou foram premiadas em diversos festivais como “melhor quilting à máquina profissional”.

Segundo Mª Lúcia “o patchwork deve ser despertado no aluno como sendo além da arte de unir retalhos, a arte de fazer amigos com criatividade para resultar em trabalhos harmoniosos e eternos.”

Não perca a oportunidade de aprender com esta grande mestre!

Equipe Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork

View more posts from this author