CONCURSO DE QUILTS – 2017

download

Flag_of_Spain.svg

 

 

 

PARTICIPAÇÃO

. As peças concorrentes devem obrigatoriamente se caracterizar como QUILT, contendo três camadas (tampo/frente, manta/base e forro/verso) unidas por quiltado.

. Serão aceitas inscrições de peças confeccionadas individualmente e/ou em grupo. Considerar GRUPO, qualquer participação de outra pessoa na confecção da peça (esta participação pode ser: quiltado, pinturas, bordados e outros embelezamentos – sendo contratados ou não).

. A participação é aberta a interessados com até três peças por autor e/ou grupo, independente de categoria.

. As peças deverão ser inéditas no FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUILT E PATCHWORK EM GRAMADO.

. As peças não poderão ser retiradas antes do final da Mostra, sem exceções.

. As peças poderão ser retiradas no dia 24 de setembro de 2017 das 9h às 16h na secretaria do evento ou serão devolvidas via SEDEX A COBRAR em até 50 dias a partir da data de encerramento da mostra.

. Cada peça deverá conter, costuradas no verso: no alto, uma bainha de pano com no mínimo 10 cm. de altura para a colocação de suporte (varão) e, embaixo, em um dos cantos, uma etiqueta de pano contendo as seguintes informações: nome da peça; ano de confecção; nome e endereço completo do autor.

. Cada peça deverá estar acondicionada dentro de um saco de tamanho adequado, feito em tecido, com cordão na boca do saco para fechamento do mesmo e com uma etiqueta idêntica a aplicada no verso da peça.

. A montagem e desmontagem da Mostra são responsabilidades da J.M.NETTO & Cia. Ltda.

. O autor da peça concorrente cede para J.M.NETTO & Cia. Ltda. o direito de “Uso de Imagem” da mesma por prazo indeterminado, para fins comerciais e de divulgação. Em ambos os casos, sempre será citado o autor e o nome da peça.

. A J.M.NETTO & Cia. Ltda. Manterá no local da mostra, seguranças e recepcionistas qualificadas para informações sobre as peças, isentando-se da responsabilidade por perdas e danos em qualquer hipótese.

. As peças em exposição não serão cobertas por seguro.

. Será cobrada uma taxa de serviços no valor de R$ 160,00 (cento e sessenta reais – para quilts nacionais) ou U$ 50 (cinquenta dólares americanos – para quilts inscritos por não residentes no Brasil) por peça inscrita e que deverá ser paga à vista, acompanhando a peça ou por depósito bancário na conta:
Banco Bradesco
Ag. 7186-2
CC. 0002146-6
Titular: José Mauro Fonseca Netto – CPF: 132069660-00
O comprovante de depósito deverá ser enviado junto com a peça e ficha de inscrição.

. Cada peça deverá estar acompanhada de uma FICHA DE INSCRIÇÃO (anexo) preenchida em todos os campos pelo autor da mesma.

. A escolha da categoria a ser inscrita a peça é indicação do/s autor/es da mesma, podendo ser transferida de categoria pelo júri, quando este considerar que a peça será valorizada com a transferência.

 

. PRAZO E LOCAL DE ENTREGA

. As peças inscritas no Concurso deverão ser enviadas (vale o carimbo de postagem), ou entregues até o dia 21 de agosto de 2017, para o seguinte endereço:

  • J.M.NETTO – Caixa Postal 329 – Gramado/RS Brasil – CEP 95670-000.
  • Em mãos ou transportadora, na rua Avelino Alves de Moraes, 153 – centro – Gramado/RS Brasil – CEP 95670-000.

. Despesas com correio ou transportadora são responsabilidades do autor da(s) peça(s).

 

. PRÊMIAÇÃO

. Os prêmios serão para o primeiro colocado em cada categoria.

. Os prêmios serão entregues na CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO em dia, hora e local a ser divulgado pela J.M.NETTO & Cia. Ltda.

. Os prêmios são: roseta, certificado e troféu.

 

. JÚRI

O JULGAMENTO DOS QUILTS SERÁ FEITO POR TRÊS JUIZES CREDENCIADOS PELA ABPQ – Associação Brasileira de Patchwork e Quilt, CONVIDADOS PELA DIREÇÃO DO EVENTO.

. Os juizes convidados e pessoas ligadas à organização do evento, não poderão concorrer.

. As peças serão avaliadas antes da abertura oficial da mostra, ainda sem a identificação das mesmas.

. O júri escolherá o 1º, 2º e 3º lugar em cada uma das categorias, desde que as peças tenham qualidade para tal.

. Se houver somente uma peça inscrita em uma determinada categoria, NÃO haverá premiação nesta categoria.

. Cada Juiz concederá uma Menção Honrosa.

. O Júri atribuirá também os seguintes Prêmios Especiais, independentemente da categoria:

MELHOR PEÇA DO CONCURSO.

– MELHOR USO DE COR (somente para peças originais).

– MELHOR QUILTADO À MÁQUINA.

– MELHOR QUILTADO À MÃO.

 

. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As peças inscritas no Concurso serão avaliadas conforme os seguintes critérios:

APARÊNCIA GERAL: Peça limpa (sem manchas, linhas soltas, marcas, etc); Peça plana (linhas retas e sem distorções);

EFEITO VISUAL DO TAMPO: Escolha do motivo; Cores e valores; Escolha de tecidos; Equilíbrio entre os componentes (proporção dos blocos, barras, arranjo).

EFEITO VISUAL DO QUILTADO: Harmonia entre o quiltado e o tampo; Quantidade e motivo do quiltado; Cor da linha do quiltado.

QUALIDADE DA CONFECÇÃO DO TAMPO: De acordo com a técnica desenvolvida e o grau de dificuldade (encaixes, cantos, encontros, curvas, etc, preservados e bem feitos de acordo com os desenhos propostos); pontos com tensão adequada, firmes e uniformes; cor da linha correspondendo aos tecidos; margens de costura homogêneas e sem sombreamento; barras alinhadas e retas.

OBSERVAÇÃO: Na categoria PAINEL ARTISTICO, serão avaliados o impacto visual, criatividade, inovação na execução e sobretudo o aspecto plástico.

 

. CATEGORIAS

  1. PAINEL TRADICIONAL

Peça elaborada em arranjo, bloco e modelo tradicional e que também tenha sido confeccionada em técnicas tradicionais, com tamanho cuja soma da largura mais a altura fique entre 140 cm. e 319 cm.

  1. PAINEL INOVATIVO

Peça elaborada em bloco, modelo e arranjo que mostrem evolução e novas interpretações do tradicional, como também as técnicas de confecção, com tamanho cuja soma da largura mais a altura fique entre 140 cm. e 319 cm.

  1. PAINEL FIGURATIVO

Peça que reproduza paisagens, pessoas, animais, objetos e cenas, com tamanho cuja soma da largura mais a altura fique entre 140 cm. e 319 cm.

  1. PAINEL ARTISTICO

Peça original tendo como foco a expressão do artista e livre de regras, com tamanho cuja soma da altura mais a largura fique entre 140 cm. e 319 cm.

  1. PAINEL TECIDO ÚNICO

Peça elaborada com um tecido inteiro, sem recortes, onde o quiltado é o trabalho evidenciado, com tamanho cuja soma da largura mais a altura fique entre 140 cm. e 319 cm.

  1. PAINEL ESTREANTE

Peça elaborada em temas e técnicas livres ou tradicionais, cuja soma da largura mais a altura fique entre 140 cm. e 319 cm. Deve ser a primeira participação do autor e de todos os envolvidos na confecção da peça (quiltado e técnicas especiais) no CONCURSO INTERNACIONAL DE QUILTS do FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUILT E PATCHWORK EM GRAMADO.

  1. COLCHA

Peça que tenha sido elaborada em temas e técnicas livres ou tradicionais, cuja soma da largura mais a altura fique entre 320 cm. e 520 cm.

  1. PEQUENOS QUILTS

Peça que tenha sido elaborada com temas e técnicas livres ou tradicionais, com tamanho máximo de 60 cm. x 60 cm.

  1. MINIATURAS

Peça com temas e técnicas livres ou tradicionais, que reflitam em escala e proporção uma peça maior e no caso de uso de blocos, que estes não excedam 12 x 12cm., com tamanho máximo de 60 cm x 60 cm.

 

. PRÊMIO AQUISIÇÃO

Independentemente da categoria, a QUILTBRASIL adquire uma peça inscrita no PRÊMIO AQUISIÇÃO por R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) pagos a vista. A escolha da peça é responsabilidade da QUILTBRASIL que adquire também todos os direitos de uso da peça.

. VENDA DO QUILT

Independentemente da categoria, se interessar a venda de seu quilt participante do concurso, a QUILTBRASIL efetua esta venda durante o evento. Caso ocorra a venda, o/a autor/a do quilt deverá assinar um recibo de venda e um certificado de autoria, que serão emitidos pela QUILTBRASIL.

 Incidirá a cobrança de uma taxa de 25% sobre o valor da venda para a QUILTBRASIL.

Para participar clique no botão abaixo, imprima a ficha de inscrição, preencha e envie juntamente com a peça:

botao-imprimir