22ª Edição

Entre os dias 18 e 21 de setembro de 2019 aconteceu o Festival Internacional de Quilt e Patchwork em Gramado. O evento, organizado pela empresa QuiltBrasil, completou 22 anos de edições ininterruptas e contou com a presença de cerca de 8mil visitantes. O público, vindo de todo o Brasil e também do Uruguai, Argentina e Chile, teve a oportunidade de apreciar as novidades e as atrações diferenciadas que o Festival oferece: concurso, mostras, cursos, oficinas, feira de produtos e serviços e a já tradicional Parada do Quilt. Foram 4 dias de intensa movimentação que o evento pioneiro na América Latina proporciona para quem ama as artes manuais.

O concurso internacional de Quilts reuniu cerca de 60 participantes premiando artistas em 9 categorias: Painel Tradicional, Painel Inovativo, Painel Figurativo, Painel Artístico, Painel em Tecido único, Painel Estreante, Colcha, Pequenos Quilts e Miniaturas.

Nas mostras se destacaram trabalhos da Australiana Alison Schwabe e da Paulistana Marina Landi com obras que desafiam o entendimento sobre a arte do Patchwork e que expressam olhares inusitados e técnicas autorais inovadoras.

Foram ministrados 39 cursos e oficinas com os mais renomados mestres da atualidade. Uma grade curricular variada que atraiu cerca de 450 alunos.

A feira de produtos e serviços completa as atividades do evento oferendo uma variedade enorme de artigos do setor. Tecidos, aviamentos, máquinas e equipamentos. Uma oportunidade de conhecer tendências e novidades.

A Parada do Quilt que aconteceu no sábado, dia 21, foi brindada por um dia lindo, ensolarado e de temperatura amena. As ruas de Gramado foram invadidas pelo som da inigualável Banda Marcial da Escola Senador Salgado Filho, de Gramado. Centenas de quilts coloriram as ruas com um cortejo animado que saiu da Rua Coberta em direção a FAURGS, local de realização do evento.

A 23º edição já está marcada no mesmo local, na FAURGS, em Gramado, de 23 a 26 de setembro de 2020 com o objetivo de reforçar o compromisso de divulgar e perpetuar a arte milenar do Patchwork, oferendo um espaço de integração e compartilhamento de ideias e conhecimento técnico.

Equipe Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork

View more posts from this author
× Como posso te ajudar?